“NA MARGEM DE UM CANAVIAL… O QUE MURMURA?”

in POESIA PROGRAMA PERFORMANCE, volume 3 da CIBERTEXTUALIDADES (2021) organizado por Bruno Ministro e Sandra Guerreiro Dias.

Na verdade, não recordo o final da estória. Mas eis o que a minha memória dessintonizada — em onda curta — apanhou: alguém se viu a braços com um enorme segredo que, uma vez gravado, não mais parou de pulsar — ondas de irreprimíveis vontades de vomitar as palavras que lhe queimavam a mente. Por sugestão de terceiros, esgravatou um buraco na terra e lá para dentro bradou: O PRÍNCIPE TEM ORELHAS DE BURRO!! Tapada a cova — a voz libertada devidamente enterrada —, um alívio pleno
inundou aquele ser (não mais) aflito que, alegremente mudo, prosseguiu em direção ao quotidiano.

Escutar de ouvidos tapados

Passeio Sonoro (entre FIOs)

Partir à descoberta de uma cidade seguindo um cicerone de corpo ausente e voz passada.

Se estiverem por Braga, postem-se defronte do Mercado Municipal de auriculares postos e som no bolso.

Circular pelas ruas de auriculares postos, seja por dissociação com o meio envolvente, seja pelo prazer de se ausentar caminhando, já não causa espanto. O formato audiowalk segue o mesmo princípio, tentando articular esses dois espaços, aguçar a sua perceção através do seguinte paradoxo: ouvir melhor de ouvidos tapados. Não se trata de blindar os sentidos, mas de abrir a porta a outros devaneios, aos jogos de assincronia e à distorção ou anulação sonora das divisões entre exterior e interior.
Há ainda uma voz intrusa que nos guiará nesta versão aural de “cabra-cega”, o que implica deixar entrar na cabeça referências estranhas e aceitar, por momentos, a partilha de outros passos que se tomam como nossos, seguindo trajetos (des)conhecidos de forma (des)orientada, como se encaixássemos em pegadas deixadas na areia ou nos metêssemos na pele do outro através dos ouvidos.

Criado para o FIO: Festival Informal de Ópera a 18 de setembro de 2021, mas disponível online nas semanas seguintes.

Poderão ouvir e seguir o passeio de forma autónoma a qualquer momento. Requisitos: telemóvel com internet e auriculares. Início: Mercado Municipal de Braga.